16/05/2023
Representantes do Instituto Brasileiro de Equipamentos Médicos (IBEM) se reuniram com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir a questão da importação de partes e acessórios de equipamentos médicos sem a autorização do fabricante. O encontro ocorreu nesta semana e contou com a participação de membros de ambas as entidades.
O IBEM pleiteou a possibilidade de importar partes e acessórios de equipamentos médicos de outros países sem a necessidade de autorização prévia do fabricante. A entidade argumentou que essa medida permitiria a redução de custos dos hospitais, entidades filantrópicas e SUS na manutenção dos equipamentos.
Durante a reunião, o presidente da Anvisa se mostrou receptivo à proposta e afirmou que irá estudar a questão com cuidado, levando em conta as demandas do setor de saúde e as normas de segurança e qualidade adotadas pela agência.
Os representantes do IBEM agradeceram a receptividade da Anvisa e se comprometeram a continuar dialogando com a agência em busca de soluções para a questão da importação de partes e acessórios de equipamentos médicos.
Anvisa e ANMAT assinam acordo sobre facilitação de requisitos regulatórios para dispositivos médicos de baixo risco
IBEM, Instituto Brasileiro de Equipamentos Médicos, participa 14ª Convenção Brasileira dos Hospitais
O Instituto Brasileiro de Equipamentos Médicos (IBEM) esteve presente na comemoração dos 35 anos da Planisa, evento realizado no dia 28 de setembro de 2023.
O IBEM Participa de Evento no Congresso Nacional em Comemoração aos 20 Anos da ANVISA
Notificação de eventos adversos e queixas técnicas de dispositivos médicos é tema de webinar